quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto de aprendizagem com música em inglês


EMEF “Luiza Grimaldi”

 
Projeto de aprendizagem com música em inglês

 
Let's sing!


Stay in the Music's World



Autores: Marcilene Schifelben Schaffel Piorotti
              Rosimara Maria Dalmonech Fehlberg



Itarana, Junho de 2011.





 
Introdução


 
A música é uma das artes mais intensas que o o homem foi capaz de criar, ela é um instrumento de comunicação poderoso, é uma língua cujas palavras são entendidas em qualquer lugar; acordes, arranjos, melodias fazem com que pessoas se comuniquem e se entendam, trocando sentimentos, ideias, sensações. É uma eficaz língua universal. Sendo assim a sua utilização em sala de aula é um ótimo recurso para o ensino aprendizado em língua inglesa, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e propícia para uma aprendizagem conjunta e significativa.


 



Jusficativa

 
A música é muito importante na vida das crianças pois as mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que a criança já traz consigo, desenvolvendo na criança a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
" A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social”.
(Professor Reginaldo Elias Ferreira)






Objetivo geral


-         Criar um espaço para discussão sobre a utilização da música em inglês na sala de aula como recurso pedagógico.


Objetivos específicos

-         Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica;
-         Organizar uma coletânea de música para serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica;
-         Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para desenvolver atividades, exercícios  com a música;
-         Apresentar sugestões de cantores e ritmos musicais adequados para desenvolver o trabalho;
-         Trazer argumentação teórica para os alunos trabalharem a criatividade e o prazer musical na sala de aula, ampliando os seus horizonte, garantindo um aprendizado mais criativo e prazeroso;
-         Apresentar trabalhos já desenvolvido mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade;
-         Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.


Desenvolvimento

-         Organizar a turma em grupos para a produção do projeto;
-         Apresentação de trabalhos anteriores para exemplificações e sugestões;
-         Pesquisar na internet sobre o cantor, letra e tradução da música que o grupo escolheu;
-         Produzir exercícios com a letra da música em questão para os demais colegas de sala resolverem, com o intuito de participação e aquisição de vocabulário;
-         Produção de clipes relacionados com a letra da música, podendo ser os próprios atores, compositores;
-         Cantar e falar sobre a música em inglês;
-         Apresentação e desenvolvimento de forma oral e escrita dos exercícios com duração de uma aula por grupo;
-         Ao final das apresentações dos grupos confeccionar um CD com todas as músicas apresentadas, para poderem ouvir e praticar quando quizerem.




Avaliação

-         Produção do trabalho escrito (apresentação do cantor; letra com exercícios)
-         Produção do clipe;
-         Apresentação oral, cantar com expontaneidade;
-         Participação, interação e domínio do grupo.


Este vídeo é uma ótima ferramenta para incentivar os alunos a se aperfeiçoarem na língua inglesa.

Um comentário: